Existem diversas opções de tratamentos para a Hiperidrose como medicação oral, cremes tópicos, toxina botulínica, entre outros, com graus variáveis de eficácia e satisfação.
De maneira geral os tratamentos clínicos para a hiperidrose são considerados temporários, pois a interrupção do uso dos medicamentos está associada ao retorno dos sintomas.
A toxina botulínica também tem o seu efeito diminuído com o tempo sendo necessárias novas aplicações, além de ter um custo muito alto.
O tratamento mais efetivo, com melhor resultado e efeito duradouro é a cirurgia denominada de Simpatectomia.
Essa cirurgia é realizada por técnica minimamente invasiva, a videotoracoscopia, através de 1 ou até 2 pequenas incisões abaixo da axila.
É um procedimento tecnicamente simples, seguro e com um alto índice de satisfação dos pacientes.
A principal complicação da cirurgia é a possibilidade de sudorese compensatória, definida como o aumento da sudorese em outras áreas do corpo como dorso, nádegas e coxas.
Vale lembrar que a indicação e técnica cirúrgica precisas, diminuem bastante o risco dessa complicação.
A transpiração é algo normal no ser humano, a sua função basicamente é o controle da temperatura do corpo. Dessa forma é natural suar quando se está calor ou praticando exercícios. No entanto, na Hiperidrose ocorre um quadro de suor excessivo principalmente localizado nas axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e/ou face em diferentes combinações.
Na Hiperidrose, o excesso de suor ocorre em locais específicos do corpo, geralmente nas palmas das mãos e na região embaixo das axilas, podendo ser agravados por estresse emocional ou fatores psicológicos. Os sintomas se iniciam normalmente na infância ou adolescência, sendo comum a presença de outros casos na família. Essa doença acomete cerca de 2% da população e pode afetar bastante a qualidade de vida do indivíduo, principalmente as relações interpessoais, muitas vezes, um simples aperto de mão pode virar um tormento na vida dessa pessoa.
O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas referidos pelo paciente. Não é necessária a realização de nenhum exame complementar.
Existem diversas opções de tratamentos para a Hiperidrose como medicação oral, cremes tópicos, toxina botulínica, entre outros, com graus variáveis de eficácia e satisfação. De maneira geral os tratamentos clínicos para a hiperidrose são considerados temporários, pois a interrupção do uso dos medicamentos está associada ao retorno dos sintomas. A toxina botulínica também tem o seu efeito diminuído com o tempo sendo necessárias novas aplicações, além de ter um custo muito alto.
O tratamento mais efetivo, com melhor resultado e efeito duradouro é a cirurgia denominada de Simpatectomia. Essa cirurgia é realizada por técnica minimamente invasiva, a videotoracoscopia, através de 1 ou até 2 pequenas incisões abaixo da axila. É um procedimento tecnicamente simples, seguro e com um alto índice de satisfação dos pacientes.
A principal complicação da cirurgia é a possibilidade de sudorese compensatória, definida como o aumento da sudorese em outras áreas do corpo como dorso, nádegas e coxas. Vale lembrar que a indicação e técnica cirúrgica precisas, diminuem bastante o risco dessa complicação.